sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Boias 4

A verdade é que nunca vai ser uma casa com estilo. Nem mesmo uma casa boa de morar. Não enquanto estiver na minha mão. Vai ser esse buraco branco repleto de coisas inacabadas. Banheiro sem box. Sala sem quadros. Camas sem colchão, livros empilhados em estantes entulhadas. Não vai ter cara. Não vai ter charme. Para isso é preciso gosto ou dinheiro. Não tenho gosto. Nada nem mesmo perto disso. Sabe chegar em uma loja, ver um móvel ou objeto e imaginar como ele fica em determinado lugar? Pois é, eu não sei. Pra “ver” uma coisa em um lugar da casa preciso que ele realmente esteja lá. E dinheiro? Nunca terei. Cada mirréis que eu pegar na vida vai ser pra comida, conta, e, em tempos melhores, alguma estrada.  

E é isso. O que a vida nos pede é coragem. Pois eu não tenho. Nem medos. Só essa insossa perseverança que me leva ao sono e dele me desliga. Um dia. Outro dia. Todo dia.

O amor não é uma questão de mérito. Isso é bonito. Quase sempre. A não ser quando parece um afogamento.

deixa tudo que eu pedia, mas pensei que dava



Era uma vez, ela. De tudo que ela era e pensava, o que de mais certo havia é que sobrava. Que era tanto. Muito. Demais. Falava. Estava. Dava. Até recuava aqui e ali pra não transbordar. Copo cheio. Tudo. Anéis e dedos. Mas já não era mais a vez. Ou era a única vez, o resto era rascunho. E o recado: não bastava. Onde ela se achava pororoca mal chegava a córrego.

3 comentários:

Renata Lins disse...

sou tão igual a vc sobre casa...
vejo o povo planejando, contabilizando, contando, medindo, imaginando, planejando de novo.
se der pra pendurar uma rede e largar a mochila, se tem telhado em cima, pra mim tá bom.
eu gosto das casas dos outros.
e não sei fazer isso.
tenho até dificuldade de falar a respeito.
beijo beijo.

Niara de Oliveira disse...

tenho a mesma dificuldade, mas não é por falta de gosto. eu imagino a minha casa toda decorada, com cara de casa, da minha casa. imagino até o banheiro decorado, com toques meus, só meus. de três anos pra cá tenho coisas no meu closet (adoro chamar o que seria o terceiro quarto da casa de closet, inclusive, com todo o meu sarcasmo ao usar palavras estrangeiras) esperando o tão aguardado dia de se tornarem decoração. zilhões de coisas salvas no computador, de fotos já no recorte e tamanho para imprimir e irem para a parede à ideias que se encaixam ou chegam muito perto do que quero, desde paredes, cortinas, luminárias, objetos para comprar. só não tenho dinheiro. e agora, com menos de um ano para ficar aqui que não vou me mexer para nada. e estou aqui decidindo firmemente (ou tentando) que a próxima casa será decorada, e não apenas móveis funcionais distribuídos pelos cômodos. quero a minha casa! e desconfio que não ter ainda me atrapalha muito na organização mental, concentração, etc...

e sabe quando que veio a decisão mais firme? revendo Julie & Julia na madrugada de segunda. quando a Julia pergunta ao marido "e onde é a nossa casa?" após ele dizer "vamos para casa". ele responde: "a nossa casa é onde estivermos". daí me dei conta que não posso esperar pela casa própria, porque essa talvez nunca venha. preciso ter a minha casa e me reconhecer nela esteja onde estiver geograficamente.

bjs!

Ana Paula Medeiros disse...

No que diz respeito à casa, sou bem diferente. Dinheiro não tá tendo mesmo (mal e mal pras contas, nada pra estrada, sobrou comer). Mas vejo as coisas prontas, imagino os lugares, os quadros, as cores, tenho zilhões de ideias. E gosto. Gosto demais da casa arrumada, das coisas nos lugares, de alguma ordem. Nem que seja pra bagunçar de vez em quando e ter o gosto de ir lá arrumar de novo. Odeio troço espalhado (e eu espalho de vez em quando, roupa principalmente), odeio coisas provisórias que vão ficando, troço incompleto, pela metade. Me aflije, me causa sofrimento.
O resto do texto sou bem eu. A perseverança insossa, um dia após o outro. Tenho meditado, de forma turbulenta e dolorida, sobre essa coisa do amor não ser questão de mérito. Não consigo estar em paz com nada que eu sinta a esse respeito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...