domingo, 28 de agosto de 2016

Insisto em acordar viva - aprendendo com Aldir Blanc

Vim aqui especialmente para indicar essa entrevista do Aldir Blanc, na comemoração dos seus 70 anos. A coisa mais maravilhosa, mais importante, mais verdadeira, mais digna, mais bonita, mais poética, mais sentida que você vai ler (leia! leia!) neste domingo, quiçá nessa semana, nesse ano, sei lá.

Sei disso porque li e, resposta a resposta, fui sentindo o gelo quebrando em caquinhos, fui sentindo a vida amornando nos olhos, fui revivendo o bom, fui percebendo o possível. A cada resposta, em cada resposta, o belo. E mais, a vida. Não só a dele, mas aquela que insiste na flor que nasce no cimento, aquela que se ouve entre os gritos meninos na pelada na rua, a vida da conversa nas esquinas, do silêncio da menina sentada no meio fio.

Cada resposta foi me ajudando a lembrar quem sou, como me fiz e do que fui feita, qual a matéria prima do meu sonho. Que belezas eu trago no peito e me servem de alento, consolo e nutrição. As palavras. A potência das frases. Os ditos. As entrelinhas. Tudo que Aldir Blanc faz fulgurante no horizonte.

"Agora insisto em acordar vivo". Existir com nossa boêmia, com nosso riso, com nosso tesão, com nosso sertão, com nosso afeto, com nossas histórias, com nosso subúrbio, com nossa rua, com tudo fora do padrão. Insistir em existir quando não somos bem vindos. Abjetos. Errados demais. Insistir em acordar vivo. Apesar de. Resistência é isso. 

"Agora insisto em acordar vivo". Duvido que vocês encontrem mais poesia e ardor por aí. Leiam, leiam mesmo.


Um comentário:

Juliana disse...

Fiquei tocada pelo seu texto, essa coisa de insistir apesar de. Aí fui ler a entrevista. Ainda não terminei porque parei na parte em que ele fala de Vila Isabel. Eu moro em Vila Isabel e aprender a viver nesse bairro tem sido parte desse insistir. E aí pensar nesse bairro como tão fundamental pro Aldir, ele diz que o artista que há nele é o menino da Vila... Ih, que comentário confuso... Mas,ó, q boa indicação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...