terça-feira, 12 de março de 2013

É hoje



É meu aniversário. E eu adoro, como vocês sabem (e eu repito sempre). E uma das formas de comemorar é o abraço feito letras. Como essas, do Rafael, amado: 

"Pra lá do janelão da sala, o dia arfava seus últimos suspiros, tornando rosáceas as poucas nuvens levitando preguiçosamente naquele céu de verão. Pausa no filme: outra vida, outra cidade, outro tempo. Um minuto de silêncio pelo Domingo que morria. Nada de angústia, sei entardecer. A escuridão que lentamente suga o céu, comendo deliciosamente pedaço por pedaço, reivindica o que é seu. Crepúsculos não me são estranhos. Acendo lampiões, lembranças, velas de prazer efêmero que nada iluminam na noite, mas a aquecem: um gosto, um riso, a memória do cheiro: café, terra molhada, o primeiro raio de luz quando se pisa na calçada; ter falado ao telefone com quem sei que, na correria de tudo, pensa em mim e, sobretudo, uma página de livro que me traz Luciana, porque é tão bonita de um jeito que é dela, e fico feliz assim: Por Proust ter escrito cinco, seis linhas só pra Luciana."


E eu que pensei que a Rita não podia ser mais linda que isso, conseguiu ser assim:

"Acho que ter borboletas nos olhos significa ver a vida com beleza; com leveza? com cores? Ela olha assim, também. E olha de verdade, com atenção, empatia e carinho. Ah, gosto tanto, ela olha e vê de verdade. Olha com esperteza, sabida como ela só. E sabe dizer também, umas palavras lindas, esvoaçantes, que pousam em nossos ouvidos e olhos e enchem nossas cabeças e corações de encantamento. Achei a palavra: encantamento. Luciana Borboleta encanta. E dá cantadas: ela pede fotos de comemoração de aniversário. Eu fiz essa aí, que mostra as palavrinhas dela cercando minha cabeça, porque foi assim que ela me chegou, pelas palavras. Que bom que já veio mais, em pessoa, em abraço, em amizade, em amor. E o que posso querer para essa brabuleta sorridente e gargalhante? Uma vida cada vez mais borboletante, né. Para o mundo, desejo um monte de borboletas como ela, em cada esquina. De Floripa para Lisboa, diz o mapa. De mim, que cresço tanto com nossa amizade, para você, Luciana Nepomuceno, lindona. Um beijo, sua fofa. Feliz aniversário, viu."

Ganhei também vídeo-texto-homenagem. Me afoguei em lágrimas de lindeza.

E mesmo longe, longe, a festinha foi armada lá no meu Ceará:




E da Fal:
" Querida Luciana Nepomuceno: Aprendi a amar você desde a nossa conversa por skype. Seu riso fácil, sua doçura, sua imensa graça, seu transatlântico humor. Você me é muito cara e muito querida. Aprendo muito com você. Adoro a sua facilidade em ser uma não-resmunguenta. É como se ser doce e gostar do muito que há pra gostar da vida, acontecesse sem esforço e sem dor. Invejo solenemente a sua não-tendência para o drama e para a fazeção de cara feia. Adoro você porque você adora. Adora e ama e se diverte e se encanta sem ser uma boba alegre. Dá vontade de ficar perto de você o tempo todo, porque você é dessas. Adoro a internet e concordo quando Cora Ronai diz que somos privilegiados por viver num tempo em que ela existe e numa situação que nos permite desfrutar dela. E era de você que a Cora tava falando, e eu nem sabia. Posso conviver com você diariamente, como se fôssemos colegas de repartição, como se você estivesse na baia ao lado (e para mal dos meus pecados, as vezes acredito que você está mesmo aqui no Apart Hotel do Conde Drácula) e isso é uma sorte enorme.  Espero que seu aniversário seja cheio de Deans Martins."


E da Niara:


"Eu tenho um sonho também... Quero que a Luciana seja feliz em Portugal! Te amo de montão, bêibe. Que todos os abraços e carinhos virtuais sejam suficientes para te fazerem sorrir hoje, porque quero o sol ofuscado com tua luz e o próprio riso encabulado diante da tua alegria."

4 comentários:

Das coisas que vejo e gosto. disse...

Oi flor!

Felicidades e muita saúde!!!

Parabéns pelas homenagens!

Beijos

Selma

Palavras Vagabundas disse...

Um grande abraço apertado pelo seu dia! Felicidades e muitos pasteis de Santa Clara.
bjs
Jussara

Rocio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rita disse...

Foi o aniversário mais legal ever.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...