quinta-feira, 10 de maio de 2012

Das Provocações

Eu sei que é agressivo, mau educado, machista e antigo. Mas, olha, eu achava tão bonitinho aquele negócio de cospe-aqui-se-tu-for-homem. Porque, sei lá, é tão ingênuo e cinematográfico ter a crença infantil que é possível saber com certeza alguma coisa. E ainda mais inocente achar que se vai acertar o cuspe, claro.

Cospe aqui
E já que eu estou controversa, eu queria dizer: nós não temos nada a aprender com os animais. Não no que se refere à cultura, à sociedade e à nossa humanidade. É, mal guardadas as proporções, estudar a anatomia e a fisiologia de um coração pra tentar entender o amor de que falam os poetas. Não me importa como eles comem, fazem sexo, dividem tarefas. Não há nada de natural na biologia humana, quanto mais no resto do nosso cotidiano. Eu não entendo (ou entendo muito bem) os discursos que ainda insistem na busca de simetria comportamental. Somos seres de cultura. Ponto. Cansa um pouco essa conversa: ah, mas isso é cultural! Alô, baby, o ser humano é uma invenção dele mesmo. Somos em linguagem e não há como escapar do que nos falta. Mas insistimos na busca da resposta certa, da tampa da panela que apazigue a dúvida: se não pode ser a religião, nem o superhomem, que seja a ciência, não é? Que venha a resposta completa, a explicação absoluta, cada coisa no seu canto: assim porque assado. Eu não, violão. Não é ser melhor. É ser diferente. É, assim, parar tudo pra ver o Neymar jogar futebol. Tendeu?

Coisas que eu queria exatamente agora:
Pipoca doce
Massagem no pescoço
Colo da minha mãe
Livro novo
Madadayo
Prato de torresmo
Beijo no pé
Banho de mar
Dormir de conchinha
Aquele abraço

Percorrer-te
Eu nem sei o que ainda tenho a dizer. Mas o certo é que ainda preciso. Suas ruas estreitas. O cheiro de café e cigarro. O olhar arguto. As explicações tão detalhadas. É mais que amor, não é, não saber ficar sem você?

2 comentários:

Rita disse...

"Somos seres de cultura. Ponto."

Te amo.

R.

Renata de Oliveira disse...

Também queria Madadayo.
E aquele abraço.
Adoro suas provocações.
Beijo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...