quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Meme dos Filmes #26 - Unha e Carne (Melhor Amizade)

A amizade é um amor. Um amor feito de delicadezas e muitas imperfeições. Feito de partilha, de mãos enlaçadas e sonhos desembaraçados. Um amor feito de confissões e risadas. A amizade é um desvelar-se. É aconchego, aceitação, encontro. É pegar o coração do outro – pulsante e dolorido – com mãos nuas.  Amizade é surpresa, é descoberta, é improviso. E é constância. Continuidade. Certeza. Amizade é limite. Nosso. Do outro. Amizade é tempo se fazendo abraço e abraço se fazendo certeza. Amizade é poder falar muito e por muito tempo sobre nada e, ainda assim, ser das melhores conversas que já se teve. Amizade é andar lado a lado em silêncio e não haver incômodo nisso, cada um perdido em seu labirinto de sentidos. Amizade é construir um dicionário conjunto, uma linguagem tão íntima e própria que a gente se surpreende de ter havido uma época em que não se falava assim. A amizade é uma coragem, uma alegria, uma entrega. É despir-se pro outro. Amizade é inspiração e cumplicidade. Amizade é cuidar, é se permitir, é acreditar.(adaptado do post de aniversário que escrevi pra minha amiga Rita).

Eu adoro filmes sobre amizade e/ou com amigos. Tem vários assim pra citar de cabeça, começando com o filme da minha vida, Nós que nos amávamos tanto, passando por:

Conta Comigo – não existe amizade como aquelas que construímos com a ingenuidade da infância;

Para o resto de nossas vidas – porque a amizade é na saúde e na doença, é rir com o outro, chorar com o outro, brigar com o outro...estar com o outro.

Mary e Max – porque o amigo acolhe justamente o que nos faz estranhos aos demais;

Um Sonho de Liberdade – porque o amigo confia;

A Missão - porque o amigo desconfia;

O primeiro ano do resto de nossas vidas – porque é sempre tão difícil mudar e os amigos nos lembram de onde viemos e pra onde vamos;

Conduzindo Miss Dayse – porque a amizade é um amor e o amor ignora as distâncias, todas elas, inclusive as sociais;

Nunca te vi, sempre te amei – porque o amor é uma amizade;

Butch Cassidy e Sundance Kid – porque a amizade é linda, mais ainda quando os amigos são Newman e Redford;

Toy Story – porque ser amigo é respeitar a diferença e aprender com o outro;

O Carteiro e o Poeta - porque ser amigo...bom, idem ao anterior.

E, especialmente pra Tina, se não tiver visto, são deliciosos: Morango e Chocolate e Minhas Tardes com Marguerite.

Mas se amizade é desnudar-se....


...há poucos filmes tão autênticos, bonitos, divertidos 
e cativantes sobre o tema.

Também participando do Meme dos Filmes (saiba mais neste post aqui):

Tina – Pergunte ao Pixel 
Verônica - Will you do the fandango?
AndreV. – Lágrimas de Crocodilo
 Renata  Muitos e Duplos
Deise Luz – Sete Faces
Sandro - Vinil Digital
Ludelfuego - Presbita e Emétrope
Peter – Câmera Antiga

7 comentários:

Deise Luz disse...

me emocionou com o texto do início =)

dos citados por você, dois especialmente me tocam: O carteiro e o poeta e Mary e Max.

sandro caldas disse...

Alguns filmes citados eu vi. Eu adoro 'O Carteiro e o Poeta', 'Toy Story', 'Conta Comigo', 'Um Sonho de Liberdade'...Bom, assim vc rouba nossas opções...rsrsrs!
Beijos, Lu!

Palavras Vagabundas disse...

Lu, adorei a sua lista, mas eu com certeza colocaria O Reencontro entre eles, por que a amizade fica mas a gente muda. Esse filme tem uma das melhores cenas que eu conheço, a do supermercado.
bjs
Jussara

Maggie May disse...

tem um filme meio bobo com a Bete Midler, acho que o nome é Entre Amigas, passava sempre na sessão da tarde, eu gosto dele, tem até um cena que ainda é meu sonho de consumo,uma lareira, champagne e morangos…(mas isso não é sobre a amizade, rsrsrs)...

Tina Lopes disse...

O Reencontro é um filme lindo também... mas não consigo lembrar da cena do supermercado. Lu, teu texto tá tão lindo, irretocável, amiga ;)

Rita disse...

Ai, ai, *** suspiros ***

Gosto muito da amizade em Sonho de Liberdade. Pelas circunstâncias, pela confiança que você ressaltou, pela paciência, pela beleza daquelas almas. Gosto demais.

E, né, gosto demais desse texto aí, sua linda. Amizade é amor. É isso aí.

beijocas
Rita

Peterson Quadros disse...

Já escrevi aqui que não sou um sujeito de filmes, mas gosto de ser e ter amigos. Seu texto, como sempre, lá pelo meio engavetou a garganta... O nó só não desaguou porque o li aqui na sala com minha excêntrica família. Se eu caio no choro o mundo de muitos cai. Beijos, abraços e obrigado...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...