quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Meme dos Filmes #21 - Preto no Branco ou Melhor Noir


Quem ama o noir, luminoso lhe parece. Eu curto. Muito. É dos gêneros que mais me atrai e se eu só pudesse escolher dez filmes pra ver o resto da vida, pelo menos 3 seriam noir. As razões pra esse querer bem eu já escrevi aqui: Femme Fatale, Sombras do Gozo. 

Bogart e Gloria Grahame


E o meu noir do coração é: In a Lonely Place (No Silêncio da Noite). Porque? Porque tem Bogart, claro, fazendo o que ele faz melhor: sendo um homem bom, mas cansado. Porque é um filme maduro, seco, direto; e como é difícil - e cada vez mais - que o cinema nos ofereça entretenimento adulto. Porque nada sobra, nada falta, cada cena, cada diálogo, cada sombra no rosto de Bogart é intencional e significativa. Porque é um filme sobre os bastidores do cinema e isso me encanta quase sempre. Porque é um filme de silêncios e ambiguidades e o sugerido me cativa mais que o didático. Porque o personagem de Boagart é tão solitário. E porque somos, todos, tão solitários e nos custa tanto reconhecer isso.

Ah, é o filme daquela frase, claro...






Também estão participando do Meme dos Filmes (saiba mais neste post aqui):

Tina – Pergunte ao Pixel 
Verônica - Will you do the fandango?
AndreV. – Lágrimas de Crocodilo
 Renata  Muitos e Duplos
Deise Luz – Sete Faces
Ludelfuego - Presbita e Emétrope
Peter – Câmera Antiga

Um comentário:

Tina Lopes disse...

Jurei que já tinha comentado. Não vi esse filme. Que trailer mais maravilhoso. Dá vontade de apagar a luz e dar play já.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...