domingo, 20 de novembro de 2011

Meme dos Filmes #18 - Melhor Animação


Ah, muleke! Eu não entendo nada de animação. Nada mesmo. Só sei diferenciar entre o que gosto e o que não gosto. Informação técnica: zero. Mas vejo muitos, muito e sempre. Já vi todos os clássicos Disney e é raro um lançamento que eu não esteja ali, na porta. Ainda mais tenho um filho de 14 anos e um sobrinho de quase 4, daí vocês tiram. Então, quando gosto, gosto muito. E não deu pra fazer senão um Top 10.

Sem ordem, lá vai: Up – altas aventuras eu já vi umas trocentas vezes e tenho na mesinha de cabeceira. Sério. A Pequena Sereia? Sei cantar as musiquinhas e considero Sebastião um dos melhores coadjuvantes que já vi. Chorei como um bebê ao ver mary&max. Toy Story 3, por mim, teria ganho o Oscar de Melhor Filme. Fantasia enche meus olhos e esquenta o coração. Pinóquio, mesmo com todo seu moralismo é um desenho lindo, de cores lidas e uma magia que não se explica nem pelo fálico aumento do nariz. A Bela e a Fera tem aquele momento mágico da valsa, mas minha cena preferida ainda é a dos objetos recepcionando a Bela.  As Bicicletas de Belleville é um filme mais complexo que a média das animações, quase sem falas, muito bonito. E, por fim, não esqueço Bambi, que tem uma das cenas de maior beleza visual e com o mais preciso retrato do desamparo que já foi feita no cinema.

Mas ternuras e poesias a parte, a minha animação preferida é A Nova Onda do Imperador. Humor impecável e diálogos inspirados (oba, sou uma lhama de novo!), personagens cativantes, muitos personagens secundários interessantes e uma trama rocambolesca o bastante pra prender a atenção. Sei zilhões de trechos do filme na ponta da língua, rio alto só de alguém dizer perto de mim: “levante as mãos, Izma” ou “é a porção? A porção?”. Eu amo a narração em primeira pessoa e amo mais ainda que o “filme” zombe do narrador (“qual é a do macaco e do inseto?”), curto muito os congelamentos de cenas, as explicações, o nonsense absoluto de algumas cenas (jisuis, a trilha sonora do Kronk na cena do saco!). A Nova Onda do Imperador foge a todas as convenções Disney tradicionais de animação: não rola um interesse amoroso, a dupla de vilões é completamente abobalhada, o personagem principal é mimado, sarcástico e egoísta, o ritmo é alucinante e não se encontra aquelas proezas heroicas comuns aos mocinhos. Tudo é meio over e hilariante. Pode-se ver a versão dublada ou legendada sem susto, o número musical faz referência ao Elvis e visualmente é um deslumbre, significa?

Então A Nova Onda do Imperador é o meu xodó. Colorido, alegre, irreverente e faz minha vida melhor.


Também participando do Meme dos Filmes (saiba mais neste post aqui):
Tina – Pergunte ao Pixel 
Verônica - Will you do the fandango?
AndreV. – Lágrimas de Crocodilo
 Renata  Muitos e Duplos
Deise Luz – Sete Faces
Ludelfuego - Presbita e Emétrope
Peter – Câmera Antiga

4 comentários:

Deise Luz disse...

Meu xodó pelos clássicos me faz deixar de ver as novas animações. Preciso parar com essa birra. Parece ser uma gracinha esse seu escolhido =)

Juliana disse...

não vi seu favorito, mas...

Sei todas as músicas de A Bela e A Fera, Toy Story 3 chega me dar um aperto no coração, Ariel é a minha princesa favorita e Up, ai, Up...
suspiros.

Ah, e tô vendo agora a Branca de Neve.

Tenho uma amiga que ama o seu favorito e sempre cita frases dele.

Rita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita disse...

Lu, vou colar aqui parte do comment que fiz lá na Tina:

"Nemo é amor pra vida inteira e foi meu favorito até ver Como Treinar Seu Dragão, MAS: ainda não revi Nemo depois de ter visto Como Treinar Seu Dragão três vezes seguidinhas. Então pode ser que eu volte atrás depois de rever Nemo e dizer, de novo, Nemo is the best. Amo tudo, tudo, os tubarões, a adorável Dori-cotinue-a-nadar, as tartarugas australianas, a detestável menina no dentista, as gaivotas!! e, claro, a frase que tudo encerra "now, what?" - né? a história da humanidade." E acrescento: A Nova Onda do Imperador foi xodó dos meus filhos na viagem do ano passado, então o filme pra mim tem a cara de londres: é ver um trechinho pra me lembrar de um tempo muito bom, então o filme tem outra camada pra mim, como se fosse coadjuvante de outra aventura, óquidoido. E tem Toy Story 3, né, com aquela cena final, olha... como não chorar cascatas? Enfim, poderia ficar aqui citando trocentos filmes, amo animação, Enrolados, A Princesa e o Sapo, Rei Leão, A Era do Gelo...

beijocas
Rita, a sumida do meme

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...