quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Meme dos Filmes #00

O tanto que gosto de cinema não é coisa que se consiga dizer em um post. Gosto tudo, do que o filme me prende a ele ao que me solta de mim. E os intermediários - me prende a mim e me livra dele - e de tudo e o que mais se souber dizer em palavras isso: o cinema são filmes. O cinema são filmes, aprendi, são o que são, sua materialidade, linguagem e instante. São fruição e não o que dizemos dele, embora dele se possa dizer – e se diga – muito.

Gosto do cinema e não é porque lhe devo. Embora. Sim, em filmes: poetas, lugares, músicas. E mais. Um repertório, e até a gratidão que sinto, suspeito, aprendi-lhe a linguagem lá.

Dizia eu: cinema, quando devia dizer: meme. Pois que deixava saudade o meme dos livros e, ainda mais, adivinhava eu que mais falta sentiria de evocar Tina e Rita e Niara e Renata / Renata. Pois então: filmes. Faça-se a lista e já havia, sincronicidade aceito nestes instantes, Verônica a querer e propor também: filmes. Faça-se a luz, dissemos e logo haviam 31 questões a se responder.

Uma notícia má, que más sabem ser as pessoas que amamos quando se recusam a fazer o que justamente e imperiosamente queremos delas: a Rita disse que não vai fazer o meme. Como não há mal que sempre dure, disse-me ela que aceita vir aqui como convidada, a não ser quando não vem. Como? Ah, responde Chicó: não sei, só sei que foi assim. E se nada disso fosse, mal não haveria, chamar-se-ia Fellini a proferir: A mentira é sempre mais interessante do que a verdade.

Então, como diria Margo Channing: "Fasten your seat belts. It's going to be a bumpy night." São esses os itens:

UM MÊS, 31 FILMES
Dia 6 - Com o coração na boca (melhor suspense/terror)
Dia 10 - Guilty pleasure Melhor Filme de Guerra
Dia 11 - Melhor drama
Dia 15 - Melhor Horizonte (Fotografia inesquecível)
Dia 17 - Brasileirão
Dia 21 - Preto no Branco (Melhor Noir)
Dia 22 - So you think you can dance (melhor musical)
Dia 23 - Melhor DR
Dia 25 - Meu Vilão Favorito nos Filmes
Dia 26 - Unha e Carne (Melhor Amizade)
Dia 27 - Porrada (melhor cena de violência)
Dia 29 - Saída pela Esquerda (melhor sequência de perseguição)
Dia 30 - Nunca mais (filme mais traumático)

A Tina Lopes, no seu Pergunte ao Pixel, começou certinho, na data combinada. Seu primeiro post (aperte aqui pra ler) foi sobre Clamor do Sexo / Splendor in the Grass. Você não viu o filme? Vai querer ver, ah, vai.

5 comentários:

caso.me.esquecam disse...

ai, eu queria fazer, mas a possibilidade de eu esquecer DAQUELE filme legal me deixa ja aflita! e tem uns topicos aih que eu nao manjo muito bem (melhor ano do cinema?). vou tentaaaaar fazer esse meme depois. mas sera ao modo luci :)
(qual o modo luci? descobriremos depois).

Verônica disse...

ih, eu como não sou certinha, comecei só hoje.
=)

Tina Lopes disse...

Vamos vamos gente, a graça é esquecer "aquele" e vê-lo surgir num outro item de outro blog. =)

Rita disse...

Lu, sua linda. Tô toda prosa com todo esse seu chamego, sua linda.

Se eu gostasse de pipoca, já estaria com a minha em punho.

Botando os miolos pra esquentar aqui.

bj
Rita

Niara de Oliveira disse...

Ok, gurias. Mas eu acho que começo só no dia 5. Beijo!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...