sexta-feira, 29 de julho de 2011

Por Todos os Lados..e Outros

Você conhece o Leo? Se anda por aqui e é um tantinho curios@, sim, porque eu já falei dele e do programa Palavra Inquieta. Eu gosto tanto do Leo e um tanto disso é porque nós divergimos em muita, muita coisa. Eu sou prosa, ele, poesia; seu olhar é denso e ponderado, o meu é ligeiro e emocional. Ele tem aquele jeito de quem é sempre ele em qualquer lugar e eu aquela forma de ser qualquer lugar em mim. Ele sabe o mundo em várias línguas, eu uso a minha apenas pra beijar e provocar infantilmente os amigos - já que mal falo cearensês. Ele é fogo; eu, água. Ele, contenção e detalhe; eu, explosão e excesso. Mas comemos pastel na feira, ele lê poesia, eu falo longamente sobre nada e ele ri. Nós rimos.

Exagerada, eu? Magina
Em filmes, então, pensem num desassossego: ele não gosta de nada que eu gosto (oh, yes, ele é exigente). Já eu, que sou boazinha, gosto de gostar do que ele gosta. Foi ele que me fez ver este filme aqui, então não tem obrigadas e salamaleques o bastante pra ele. Hoje, papeando, ele me disse que ia publicar um post sobre um outro filme. Logo me interessei, claro. Gostei tanto - e dada minha característica que vocês já sabem - quis trazê-lo pra cá. Normalmente eu colocaria um trecho e o link, mas ele foi generoso e eu trago todinho aqui. 

[Nem por isso deixem de ir lá, no Salamalandro, vão ver muita coisa boa e, ali, na barra lateral, ainda podem baixar o livro do Leo: Das Infimidades. Lá tem lindezas que nem:
Leio o meu destino
Nas entrelinhas da tua calma
Nas entrelinhas da tua cama
Nas entrelinhas da tua palma]



O Lado Escuro do Coração, por Leo Gonçalves


Dirigido por Eliseo Subiela, El lado oscuro del corazón (1992) é um filme engraçado, com Darío Grandinetti no papel principal falando poemas de Oliverio Girondo, Mario Benedetti e Juan Gelman. Narra a história de um poeta sedutor que transita pelas ruas de Buenos Aires à procura de consolos para sua existência surreal. Encontra várias mulheres nessa jornada. Ao fundo de todas elas, ressoa o último verso deste poema de Oliverio Girondo, com uma pequena adaptação do roteirista-diretor:
                                      

Pouco me importa se as mulheres têm os seios como magnólias ou como figos secos; uma pele de pêssego ou de papel de lixa. Dou uma importância igual a zero, ao fato de amanhecerem com um hálito afrodisíaco ou com um hálito inseticida. Sou perfeitamente capaz de suportar um nariz que tiraria o primeiro prêmio numa exposição de cenouras; mas isso sim! —e nisso sou irredutível— não lhes perdoo sob nenhum pretexto: que no saibam voar. Se não sabem voar, perdem seu tempo comigo.

[Me importa un pito que las mujeres tengan los senos como magnolias o como pasas de higo; un cutis de durazno o de papel de lija. Le doy una importancia igual a cero, al hecho de que amanezcan con un aliento afrodisíaco o con un aliento insecticida. Soy perfectamente capaz de soportarles una nariz que sacaría el primer premio en una exposición de zanahorias; ¡pero eso sí! —y en esto soy irreductible— no les perdono, bajo ningún pretexto, que no sepan volar. Si no saben volar ¡pierden el tiempo conmigo!]

Essa rotina antirrotina de Oliverio Fernandez (o nome do protagonista pode ser uma homenagem a Macedonio Fernandez e ao próprio Girondo) é, de repente, interrompida quando ele finalmente encontra uma que lhe responde: “Voos de instrução: 50 dólares. Voo de cabotagem: 80 dólares. Internacional é 100. A paixão por essa bela puta literata (Sandra Ballesteros) é complicada e imoral. Um caminho difícil. Poetas trilham caminhos difíceis. 

Girondo:

Eu, pelo menos, sou incapaz de compreender a sedução de uma mulher pedestre, e por mais empenho que ponha em concebê-lo, não me é possível nem tampouco imaginar que se possa fazer amor senão voando. [Yo, por lo menos, soy incapaz de comprender la seducción de una mujer pedestre, y por más empeño que ponga en concebirlo, no me es posible ni tan siquiera imaginar que pueda hacerse el amor más que volando.]

Em meio à narrativa fio-condutor, o poeta transita por angústias e vicissitudes próprias de quem se dedica à poesia. Recebe visitas habituais da Morte (Nacha Guevara), uma bela mulher com quem tem conversas bem íntimas. Enfrenta uma vida nômade devido às dificuldades de garantir suas finanças (“sou poeta, e quando preciso de algum dinheiro, me alugo: faço publicidade”). Paga a conta do bar com alguns versos, delira com seu amigo subversivo Gustavo (Jean-Pierre Reguerraz), que vez por outra vai preso por atentado ao pudor com suas esculturas sexuais e protesta: “a arte tem que ir para a rua, não pode ficar presa numa galeria”.

Momento especial é a aparição do poeta Mario Benedetti. Vestido de marinheiro, recita para uma das prostitutas do cabaré seu poema “Corazón coraza” em alemão. “Weil ich dich habe und nicht habe (…) weil die Nacht offene Augen hat”.

Embora feito já nos anos 90, o filme tem aquela aura meio cafona dos anos 80, com efeitos especiais um tanto toscos, moda e linguajar antiquados. Mas nada tira o encanto da poesia que aparece muito bem recitada por Darío Grandinetti.  Isso sem falar nos gostosos boleros que aparecem aqui ali como pano de fundo (“hace falta que te diga/que me muero por tener/algo contigo/es que no te has dado cuenta/de lo mucho que me cuesta/ser tu amigo”).


De um tempo pra cá passei a curtir muito esse tipo de filme. Seja na forma de documentário, de biografia ficcional ou de pura ficção, o filme cujo personagem principal é um poeta tem um apelo todo especial nas bilheterias da minha tv. Desse mesmo gênero tem o novo sucesso nas salas de cinema cult do Brasil, Gainsbourg, o homem que amava as mulheres [Gainsbourg, vie héroïque], de Joan Sfar. E daí para: Uivo [Howl] de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, contando um momento da vida de Allen Ginsberg e Pan-cinema permanente, documentário sobre Waly Salomão, dirigido por Carlos Nader. E no gênero ficcional, há o admirável filme de Hal Hartley, As confissões de Henry Fool. Nem sempre esses filmes são de fato poéticos. Mas quando são, tornam-se uma oportunidade de se experimentar um novo suporte e leituras inusitadas para os poemas.

Infelizmente O lado escuro do coração não saiu no Brasil (pelo menos até onde sei). Como a maioria das produções que envolvem poesia, diga-se de passagem. Duvido que alguém o encontre nas nossas locadoras ou nas mostras de cinema. Mesmo assim, não custa pedir para os distribuidores. Diga a eles que se não arranjarem, você irá baixar pelo torrent.

4 comentários:

Silvia Varela disse...

eu quero assistir, onde encontra?????

Cissa Branco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cissa Branco disse...

Luciana,

Mas uma vez venho aqui e me deparo com um texto divino, amei tudo, parabéns e obrigada pelas doces palavras lá no blog. Quando eu crescer e ficar um tantinho parecida com os escritores que por aqui encantam, quem sabe não me arrisco em borboletear, rs.
Grandes beijos

Atitude do pensar disse...

E eu fiquei querendo...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...