sexta-feira, 20 de maio de 2011

O Brasil Marcha Rumo a Dignidade Humana, Gues Post de BsVox

Eu e ele...a gente se segue. No Twitter, gente. E a gente se comenta pouco, mas lê muito (eu, pelo menos, leio um bocado). Nos mútuos blogs. Ele é direto, sagaz e se faz em cores que me causam, sempre, uma grande alegria. Meu marido é ciumento, mas até ele vai entender o enorme prazer que é receber o BsVox.

Apresentando:  Gay, Balzaquiano e Brasiliense, em constante UpGrade de versão, qualquer paradoxo é apenas aparente.



Foto: Srta Bia - Musa Linda do Twitter
05 de maio de 2011 – Quinta - Feira
O dia em o Supremo Tribunal Federal embasado no poético voto do Ministro Relator Ayres Britto fim a perversa ordem de invisibilidade, marginalização e discriminação institucionalizada a qual o Parlamento Brasileiro insistia em submeter seus cidadãos gays e lançou a pedra fundamental para construção de uma sociedade verdadeiramente livre, democrática e justa em relação à orientação sexual.

E Eu, chorei ... sim, eu chorei ... foi o tardio reconhecimento de tudo aquilo que eu já sabia desde a primeira vez que li a Constituição Federal de 1988, desde a minha primeira aula de Direitos Humanos na UnB e também nas incontáveis matérias de Antropologia

... Todo Ser Humano é Digno de ser respeitado como é ou como entende ser ...

legítimos e eleitos defensores da opressão facista e homofóbica, em suas últimas atitude desesperadas, saíram a injuriar, difamar a homoafetividade.

A Igreja de Roma e os fariseus, em plantão, decretaram o fim da família, o fim da liberdade de culto e incitam a discriminação, esforçando-se mundanamente para instituir-se como Césares, defendendo a invisibilidade e matando com palavras,  contrariando as palavras e ensinamentos de amor de Jesus.

Foi o horizonte do fim das provocações, xingamentos e gracejos que muitas vezes, Eu e TuTi, enfrentamos nas vezes que insistimos em andar de mãos dadas no shopping, em supermercado ou no parque, em nosso legítimo direito de Desobediência Civil Pacífica ...

Ousávamos romper o claustro e a invisibilidade, Sair do Gueto, Amar o amor que muitos não ousam dizer o nome, não só para nós, mas pelos homoafetivos oprimidos pela marginalização e pobreza.

Andar de Mãos dadas em Público, a mais pura e mais humana expressão de afeto, companheirismo, cuidado e solidariedade, sempre nos foi negada  ... assim como qualquer outro marca que denotasse a nossa existência ...

Na manhã de sexta feira, na vida da maioria das pessoas nada mudou, mas na minha e na do TuTi foi a aurora do exercício pleno de nossa dignidade humana ... Claro que rolou um pedido de casamento, ainda que indireto ... risos.

Ir ao Beijaço na UnB e a marcha foi a celebração pela nossa emancipação, nossa libertação da opressão e discriminação institucionalizada.

A marcha foi muito alegre e animada como toda mobilização gay. Foi marcada pela mobilização política que nas paradas é rarefeita.  A música tema foi Abra Suas Asas das Frenéticas (Na nossa festa vale tudo, vale ser alguém como eu, como você)

A Rainha Sílvia da Suécia que é brasileira passou ao largo com sua comitiva

Éramos 5 mil pessoas, de todas as raça, cores, orientações sexuais, identidade de gêneros e profissões

Éramos irmãos, netos, tios, mães, pais, filhos, primos e amigos de Heterossexuais.

Éramos de Todos os lugares, de Brasília, de suas cidades satélites, do Brasil, com destaque a animada comitiva do Rio Grande do Norte e muitos até estrangeiros.

Mas o que tornou e tornará essa marcha única é que pela primeira vez, para muitos de nós, foi possível olhar o mundo de cabeça erguida com a certeza de que a cidadania plena dos cidadãos LGBTTS é um Direito.

Muitos ainda encararam a Marcha como uma simples caminhada  ... outros como uma excentricidade ... coisas de gente “diferenciada”

Para mim foi a chegada de uma longa luta de 10 anos de panfletagem, beijaços, campanhas e mobilização ...

Explodi em êxtase, ao ter a certeza que contribui para que essa emancipação acontecesse e senti como minha essa vitória da dignidade humana sobre o obscurantismo.

A Luciana havia me pedido um guest post sobre a Marcha Contra Homofobia, mas o texto cria vida ... risos.

7 comentários:

Júlio César Vanelis disse...

A vitória é nossa, Vox... Os primeiros passos já estão sendo dados! Linda a manifestação em Brasilia, queria ter acompanhado de perto! Agora, pra quando é o casório entre vc e o Tuti??? rsrsrsr
Pra mim, essa decisão do STF foi mais do que apenas mais alguns direitos... Significou todo um horizonte, toda uma pesrpectiva nova, foi a sensação de que finalmente estamos sendo respeitados perante a lei, ou melhor, que não estamos sendo ignorados!

Claro, BsVox no blog da madrinha não poderia ser diferente! Fantástico, emocionante, lindo!

Beijos, Vox... Beijos Madrinha lindaaa... Até o prximo

Danielle Martins disse...

Cada vôo por aqui é um presente.

... Todo Ser Humano é Digno de ser respeitado como é ou como entende ser ...

Todo ser humano é responsável por sua caminhada, tem direito as suas escolhas, de decidir sua vida.

Adorei o post e você!

Bjs para BsVox e para a Borboleta!

Fred Caju disse...

Sempre bom quando você milita. E esse domingo Recife marcha pela descriminalização da maconha.

Palavras Vagabundas disse...

Bem, sou uma leitora do BsVox e sempre gosto dos posicionamentos dele, mesmo com o pé quebrado, rs
Acho que era o mínimo que o Supremo tinha que fazer era garantir direitos civis iguais, a todos. Ninguém é mais igual que os iguais e é importante sempre relembrar isso e comemorar.
bjs
Jussara

Dona Lô disse...

E, mais uma vez, os gentios se comprazem no templo...

Caso me esqueçam disse...

eu, hetero, fiquei muito feliz com o resultado! lagriminhas de esperança cairam depois do resultado, mas lendo esse texto, vejo que o resultado nao foi nada pra mim, nao tive nem metade da felicidade descrita nesse post. mas volto a ficar feliz ao lembrar que isso vai mudar a vida de um monte de gente! eh lindo!

BsVoxx disse...

Borboleta,

Fiquei + que feliz de ter participado no seu blog, a introdução quase me levou as lágrimas, os comentários então ... depois do dia 5, deve ter sido pela dignidade q recebi, minha vida acelerou de tal forma ... q ler é possivel, mas comentar é um desafio ...

Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...