quarta-feira, 9 de março de 2011

Do Caso do Professor Que Não Tinha Voz, by Luci

E os visigodos conquistaram a Penin… bérica. Com a che… dos abbassides, em seissen… …renta e nove, ess… região vai se de…volver por um perio…

É assim que tem me chegado as informações da disciplina de Historia Medieval. O professor tem um pequeno probleminha de voz que não o permite falar todas as palavras, a voz dele falha completamente em certos momentos. Detalhe importante: faço essa graduação na França, então, além do esforço que tenho que fazer pra entender o que esta sendo dito, tenho agora que me esforçar pra saber aquilo que não esta sendo. "Tina", por exemplo, é Palestina. Não que ele erre sempre e exatamente nas mesmas silabas/palavras, mas a repetição é freqüente e Palestina virou Tina varias vezes.

Assisto a aula com o olho esquerdo semi-cerrado, como se com isso eu fosse entender melhor. Não entendo, mas careta é involuntária, reflexo do meu desespero. Minha deficiência no francês só me permite entender metade do que está sendo dito. Agora que tenho um professor que fala pela metade, vocês podem imaginar a beleza das minhas anotações. Coisa meio código morse. Visigodos. Península Ibérica. Tina. 

Quem tem sofrido é Lucie, uma francesinha tímida que senta ao meu lado. Bastou eu não entender o que o professor disse (e eu nunca entendo) e eu já me viro pra ela. "O que foi? O que foi que ele disse? Em que ano isso aconteceu? Quem conquistou?" Como eu sei que isso é chato, passei a arremessar discretamente meus olhões sobre as anotações dela tentando pescar alguma coisa, mas ela tem uma letra (feia do caralho) incompreensível. Eu fico na mesma.

Mas claro que os problemas não param por ai. Não. O tema da disciplina é "As relações islamo-cristãs na Península Ibérica (século VIII - XV)", e o professor faz questão de utilizar certos termos... em árabe. Então, pra falar dos mestiços, ele usa muwallad-s. Acho que ele pensa que assim é mais divertido. Não-muçulmanos? Dhimmî-s. Fitna é guerra. Jâhiliyya é o nome dado à época em que o Islã não existia. 'Adjam e kûras-s... eu não sei o que é. E por aí vai.

Então, toda sexta-feira, eu acordo às 6:30h da manhã, enfrento aconchegantes 5° graus desse inverno maravilhoso pra escutar uma aula em francês, semi-cortada, com termos em árabe. Fica uma coisinha mais ou menos assim:

As div...cias entre muwallads e 'adjam se …tensificam. …les... ...tam à époc... da Jâhi...a. Os cristãos dhimmî se sepa... e temos o Umar ibn Hasûn que é ...rrado como cristao. Seu cadaver foi ex...do e seu filho, Dja'far...  

Caderno de Luci:

Muwaladis. Intenso. Cristaos e... Umar (alguma coisa) é enterrado como cristão. O filho do cadáver, Dijafah… 

Pra meio entendedor, meia palavra tem que bastar. E o que isso tem a ver com o aniversario da borboleta? Abso… mente …ada. 


E essa foi a Luci e seu hilário presente. 
Luci é minha xará. E tem a voz do meu turismo (piada interna).
Se há alguém que sabe ver o ângulo inusitado de qualquer situação, é ela.
Seu blog, Caso Me Esqueçam, é passagem obrigatória  pra mim, 
mesmo quando ela vai viver e se esquece atualizar.
Tive uma grande alegria quando ela topou participar desta festa,
porque minha cerveja fica mais gostosa quando penso brindar com ela.
Chamo isso amizade.
Recapitulando as alegrias, já me deram lindas composições: 
Rita e o Nascer,
Lu Guedes e o Envelhecer,
Teresa  e o Cotidiano.
Hoje, Xará e seu tema livre. Grata, muito grata mesmo.

9 comentários:

Lílian disse...

Gente, que coisa engraçada!!! Eu descia o texto, me divertia, queria ler mais. Depois descia mais um pouco - que aula mais maluca é essa, misericórdia -, achava mais engraçado ainda. E, finalmente, a apoteosee: quando pensei que iria começar a falar do aniversário... CABOU!

kkkkkkk... Melhor que aquele saquinho de risadas que a gente ganhava quando era criança. Tô achando que foi isso que ela te deu, borboleta!

Caso me esqueçam disse...

ai, nao! o aniversario eh teu, mas o presente quem ganhou foi eu! que coisa linda o que tu dissesse! ;°

brabu! oooootimo e lindo ter uma pessoa tao louca e positiva assim! sempre tao pra cima, sempre tao falante e sorridente! cada dia que passa, a cada post, a cada descoberta, eu me animo mais e tenho mais certeza que seremos muito felizes num futuro nao distante numa mesa de bar :D

Long Haired Lady disse...

tema livre como a borboleta...

Juliana disse...

Eu tô boiando porque faz milênios que não entro na net por causa do carnaval, mas ADOREI esse negócio de comemorar aniversário com uma semana de antecedência.
Delicinha de ideia!

Danielle Martins disse...

Tem sido uma delícia mesmo todos esses presentes!

Bjs!

Drixz disse...

Eu já ia te dar parabéns quando descobri que era apenas no final da semana de comemorações que de fato completarias algumas primaveras. Então, vamos rir com Luci e esperar as outras homenagens. :)

Mas caso eu me esqueça: PARABÉNS, BORBOLETA!!!!

Palavras Vagabundas disse...

Só a Luci para escrever algo totalmente nonsense de presente de aniversário.
bjs
Jussara

Lívia disse...

Oiee

cheguei aqui pelo "Caso me esqueçam".

Meninaa

Como vc é engraçada! hauhauahauahua

Fiquei até com pena de vc com esse professor sem voz, mas confesso que não consegui segurar o riso. hauahau

comecei bem o dia. Obrigada!

Espero que tenha um bom dia tbm.

E tomara que amanhã o professor coma menos letrinhas e trate de falar direito! ;)

beijinho*

Rita disse...

Ai, gente, hilário. Tudibom.

Eu comento meio atrasadinho, mas tô aqui. Li ontem, correndo. E li agora, de novo. E ri de novo.

Bj
Rita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...