domingo, 8 de agosto de 2010

Essa Boneca Tem Manual ou Borboleta, Modo de Usar

Esse fim de semana estava em casa. Estar em casa corresponde a estar com mamys e papys e afins e/ou estar na cidade amada e/ou vadiar com amigos. Neste, bati o bingo. Cumpri de fio a pavio. Felicidade é assim. E ainda notícias maravilhosas de família crescendo.

Uma das coisas que fiz foi dar o abraço de aniversário de minha amiga Adry. Adry é linda. Adry é engraçada. Adry é firme e leal. Adry é inteligente. Adry é bondosa. Mas, mais do que tudo, Adry é sábia e precisa. Desta vez, saiu-me com essa: Borboleta, o bom do teu blog é que economiza tempo. E eu: what? (traduzindo: comuassimmulhé?). E ela: economiza tempo pra quem se interessar por ti. Vocês não precisam perder tempo trocando informações, ele lê teu blog e pronto. Eu ri, passamos para os tópicos seguintes como fofocas do submundo, mas aquilo ficou na minha cabeça. Lembrei de Sabrina e Franz e da insustentável e dolorosa leveza do amor dos dois. Lembrei como me doeu ler o pequeno léxico das palavras incompreendidas. Lembrei que tenho 35 anos e um dicionário bem formado. E sou teimosa. Tudo isso fermentou, fermentou e agora estamos aqui: eu, a fala da Adry e o projeto de Manual da Borboleta.

É claro que, com sua costumeira precisão, Adry acertou e aqui no blog já estão todas as informações básicas mas, como estão espalhadas e desorganizadas, não sei se os pretendentes se animam a desvendar (como diz o évio, homem é simples, homem é simples...). Se é pra facilitar, que seja bem feito, então...

1. A Borboleta votará na Dilma. Ou melhor, no PT. Em todos estes anos, sempre votei na legenda, sempre votei 13, tenho um sonho de uma política de partidos e idéias e não de pessoas (uma única exceção foi uma eleição municipal em que votei no candidato do PCdoB convencida que o PT local não tinha estrutura pra fazer uma boa gestão. Infelizmente eu estava certa).

2. A Borboleta adora a estrada. Viajar é o meu esporte. Pode ser de avião, ônibus, pau-de-arara, carro...Não tem importância. Pode ser pra um grande centro cultural, pra o sertãozão de meudeus, pra visitar amigos, pra apresentar artigos em congressos, pra trabalhar, pra qualquer coisa. O importante é seguir viagem. Alma bandoleira. Cigana.

3. A Borboleta tem amigos. Isso significa que posso ser acordada no meio da madrugada por um telefonema e ficar horas consolando uma amiga. Significa que saio pra beber com eles (mas você também pode vir). Significa que sinto saudades e me dá uma dorzinha de estar só deles, mesmo feliz com meu par.

4. A família da Borboleta é pitaqueira. Sim, meus irmãos pintam e bordam e eu adoro.

5. A Borboleta é dependente de livros.

6. A Borboleta perdeu-se nas areias cinematográficas do tempo e tem um fraco por filmes da década de 30, 40 e 50, de preferência P&B.

7. A Borboleta ri. Eu tive uma infância feliz, uma juventude feliz e uma idade adulta feliz. Pois é. Eu rio.

8. A Borboleta é feminina de ais, ais, ais e uis, uis, uis. Ou seja: por favor dirija meu carro, me deixe encostar no teu peito, adoro cuidar do meu homem. Mas (sim, tem um mas...) de gostos estranhos: faroestes, futebol, boteco que tenha mão de vaca e panelada...E, não pode ser esquecido, O Poderoso Chefão é um dos livros de cabeceira.

9. A Borboleta vive em rubro. De coração entregue e alma livre. Quando eu amo, eu devoro todo meu coração, tal como canta a Bethania. Enquanto for, é com intensidade. Eu me apaixono pela idéia de amar. E permaneço. Mas, se for hora de ir, é no primeiro trem.

10. A Borboleta é mal acostumada. Já foi muito amada e muito bem amada. Já fui a menina com uma flor, já tive os olhos de ressaca ou como os de Bette Davis, já fui Rosa(do Chico) e A Rosa (do Pixinguinha).

Mas quem quiser mesmo, mesmo saber, parece que aqui estava bem melhor: Meu Umbigo.

PARTE II
O Kundera ficou me atazanando. Uma das coisas que gosto é a cisão de todos os personagens. O Tomas - o mais explicitamente cindido - oscila entre Romântico e Libertino, Tristão e Don Juan. Teresa é a completa entrega, a paixão absoluta, o destino do grande amor, mas - concomitantemente - ela é o absoluto acaso...se não fosse uma série de situações fortuitas, o grande amor poderia ser qualquer outro. Sabrina trai e trai pra ser fiel a si mesma. E, só pode fazer isso, traindo seu amor.
Pois é, caleidoscópio, casa de espelhos, fragmentos...

PARTE III
Hoje é Dia dos Pais. Meu pai não lê meu blog. Não tem importância, ele lê minha alma.

PARTE IV
Arrebentei cordões, rasguei fitas adesivas, invadi minhas caixas e trouxe mais uns 60 livros pra me fazer companhia, entre eles:

- Quando Teresa brigou com Deus (Jodorowsky)
- Através do Vidro (Heloísa Seixas, na verdade trouxe todos os quatro livros dela que tenho)
- O Robe do Dragão (Sonia Rodrigues)
- Solte os Cachorros (Adélia Prado)
- Diário de um Ladrão (Jean Genet)



9 comentários:

Danielle Martins disse...

Faltou alguns ítens, posso ajudar a completar?
11. Borboleta é generosa: se doa, se entrega, tem um coração de ouro.
12. Borboleta ama: incondicionalmente
13. Borboleta tem colo: e é aconchegante...
Te adoro!
Obrigada por voar pertinho de mim!

S. disse...

Ai, amiga, que saudades!!! Eu mesma voto é em tí.
Beijos

Caso me esqueçam disse...

a insustentavel levez deu um nozinho na minha cabeça. me vi em varios personagens, vi ex-namorado, vi amiga hehehe eh dificil fazer personagens tao ricos e verdadeiros, adorei!

HGlauce disse...

A Adry tinha razão....
Saudades!

Belos e Malvados disse...

A Borboletas é legal e eu gosto dela.

Rita disse...

A Borboleta é presente bom que a blogosfera traz.

Post lindinho.

Bj!
Rita

Borboletas nos Olhos disse...

Dani, seu amor é cego? rsrsr

S, vou me candidatar então, to vendo que terei uma media de 30 votos, rsrsrs

Caso me esqueçam, aconteceu-me igualzinho...

HG, love cheio de saudade...

Belos e Malvados, eu gosto muito de você também...que bom este negocio de blog, né?

Rita, fiquei vermelhinha de orgulho e alegria...

Lica disse...

Tu nem desenvolveu "a família crescendo..." A HG ia curtir!

Adry disse...

Lu, "família crescendo"! Quero saber!!!
Esqueceu de dizer que além de rubra é negra.
Eu te y love you!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...