quarta-feira, 23 de junho de 2010

Lista das mulheres que gostaria que fossem minhas irmãs ...e dos homens que Deus nunca permita tal coisa! ou Copiando o Manuel


Tem muita coisa divertida no mundo. Eu sei, eu me divirto sempre. Eu não me canso da inventividade. Admiro. Copio. O Manuel trouxe a sua serelepe lista, eu logo comecei a fazer a minha, aqui, na destrambelhada cabecinha. Cansei, estava extensa demais. Mas veio o desafio e, vocês sabem, eu e o Marty McFly não podemos sequer imaginar a palavra covarde. Sem reflexão fiz logo a lista das treze irmãs. Não é um número arbitrário, meu pai tem treze irmãos, achei bom repetir a conta. Seguem, então, irmãs a ferro e fogo:

Elizabeth Bennet - pra ter a língua ligeira e a fina ironia;

Marquesa de Merteuil - pra ter quem eu quero, quando quero, onde quero e que eles nada possam comentar disso;

Hepburn(s) - Audrey, pra melhor vestir e Katherine, pra melhor agir;

Adélia Prado - pra saber a poesia de andar de mãos dadas;

Blanche Dubois - pra não esquecer que sempre dependi da delicadeza de estranhos;

Camille Claudel - porque amar é uma loucura;

Beathrix Kiddo- porque me ensinou a matar;

Marguerite Gautier - porque me ensinou a morrer;

Gilda - todas devemos saber tirar...uma luva;

Scarlett - porque sobreviveu;

Teresa Batista - porque cansada de guerra, também eu fico;

Capitu - porque sim.

A seguir, com mais vagar e precisão, os homens que nem de jeito nenhum queria do meu sangue.

PS. Pensei a seguir que havia uma lista outra, irmãs que queria-as todas a escrevermos juntas: S., Joana, Belos e Mal, a de almamenina, a estrangeira que faz de saudade imagens, as que conversam água, Dona Mila, a que vem na Estrada Anil...

PS2. Ato falho é por demais revelador, eu tinha escrito amigas onde deveria estar irmãs...

18 comentários:

Angélica disse...

olha, se vc é confessamente não- feminista como disse no blog da mudando os sentimentos, tá quase lá rs.. bjs! Prazer em conhecer!

Borboletas nos Olhos disse...

Reconheço que sou não-feminista porque nunca, nunca mesmo, deixo de ri quando leio a frase do Millôr: o melhor movimento feminino ainda é o dos quadris...

Manuel S. Fonseca disse...

Butterfly, uma lista de fraternais afinidades muito bonita, mas faltou a parte sapeca (estarei a dizer bem?). Ué e os homens que nem pensar, Deuz lhe valha???

Belos e Malvados disse...

Este blog é muito generoso. Todo dia saio daqui presenteada de alguma forma. Obrigada pela menção, também me sinto irmanada com você. (Sem falar que adoro suas listas). Um abraço.

Joana Vasconcelos disse...

Luciana, que maravilha, esta sua lista! Concordo com todas as suas escolhas e com todas as suas razões.

Achei uma delícia “Capitu, porque sim”! Li pela primeira vez o D. Casmurro na cadeira de português, devia ter uns 17-18 anos. A professora fez-nos debater na aula se Capitu era inocente ou culpada … A discussão começou animada e quase ficou brava, ninguém convenceu ninguém, claro, mas ainda hoje me lembro …

Não sei bem como agradecer a tão gentil e tocante parte final … talvez dizendo, muito sentida e redundantemente que o sentimento é mútuo :)

Borboletas nos Olhos disse...

Manuel, já bati as asas e fiz surgir os homens que bem os queria em casa, mas não como irmãos.

Belos...você nem imagina o prazer que me dá estes nossos encontros, ora aqui, ora lá. Gosto sempre.

Joana, gosto tanto de não saber as razões e sim senti-las. Como querer bem a alguém, depois de querer é que vou descobrindo os motivos tantos pra isso. Por exemplo, gosto de você pela gentileza com que me visita aqui.

Anônimo disse...

É! E a lista dos não-consanguíneos, qu'é dela Luciana?...

Benedito

Borboletas nos Olhos disse...

Meus sais, rápido! Abanem-me que a visita é ilustre. Já está aí em cima os que podiam partilhar muita coisa minha mas não pai e mãe.

S. disse...

Fofinha da minha vida, teríamos problemas, sinto... rsrsrsr, alguns dos homens de sua lista tb estariam na minha. O amor fraterno falaria mais alto na hora de saber quem ficaria com quem? Quem cederia, quem bancaria a irmã boa e quem seria a irmã ruim? rsrsrsrr. Bobagem, n é mesmo? mas me passou pela cabeça. Talvez por isso, ao imaginar minhas "irmãs", optei pelas literárias e os meus "homens" pelos cinematógraficos. Sei n. a gripe, os fogos e a fumaça realmente me abalaram. Amor fraternal. Mesmo.

Borboletas nos Olhos disse...

Ora, não pode haver dúvidas, sejamos ambas más, claro. Qual a graça e o charme de ser a irmã boa? Blá, que venham o drama, os ciúmes, a dor, sejamos rodrigueanas sempre (mas com humor, claro). Sabe que eu bem queria conhecer a sua lista, ali, no seu blog? Depois dos fogos, da fumaça e da gripe, você podia nos dar esse prazer...

S. disse...

Fofinha, começarei-a djá!!! E bem, pensamos me tomam, esse seu desejo de escrevermos todas juntas poderia se tornar uma realiddae, mesmo que virtual, que tal?

Borboletas nos Olhos disse...

Por mim já está mais do que cmbinado, como vamos seduzir as outras irmãs? E que tal sua esposa?

Hertenha Glauce disse...

Mais uma irmã seduzida....
Nem precisou de muito esforço!!!
Mas... nem sei por onde começar!!!
Quem sabe, apresentando a minha irmã mais inteligente´: Lu!
Beijos

Borboletas nos Olhos disse...

Irmã de estrada, que fácil é seduzirmos uma à outra. Amo você e se sou inteligente só tem uma prova, as escolhas de bemquerer que fui fazendo...

Dona Mila disse...

Oh, comovi! :)

Borboletas nos Olhos disse...

Somos duas, Dona Mila, eu sempre fico toda emocionada com essas visitas queridas...

marcella disse...

adorei esse post :)
E adoro listas.... Mas não consifo ir muito além de 4 ou 5 itens.
bjs

Borboletas nos Olhos disse...

Marcella, bem vinda ao blog e ao meu esvoaçante mundo. Cinco irmãs é um bom número, não acha? assim não vai ter muita gente querendo usar seu batom, pegando aquela blusinha fofa, etc.Bjs carinhosos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...