quinta-feira, 20 de maio de 2010

Feijoada Completa*

Dizem que o amor é a linguagem universal e eu sempre fico encafifada com isso porque, como eu já disse por aqui, acho que a gente aprende a amar e aprende cada um de uma forma em uma época e um lugar com situações e pessoas distintas e por aí vai...Então, sempre me pareceu que o amor é, como todas as demais linguagens, uma tentativa vã de dizer algo que não é possível de ser enunciado. Com Clarice: "o que te falo nunca é o que te falo e sim outra coisa". Claro que continuo tentando e recomendo a todos, poucas coisas são tão divertidas. Mas, na verdade, espero ser aceita e não compreendida. Daí o charme da amizade. Os meus amigos não se preocupam se estão me entendendo ou não, é mais como:"li seu blog, angústia, correntes, você está bem?". Simples. Direto. "Sim, estou bem, é que eu estava assistindo Sete homens e um destino e me deu uma dor do imponderável...". E aí, sem nunca ter visto Sete...e nem se perguntar: como assim dor do imponderável? vem a pronta resposta: "mas tu sabe que eu te amo né?". Sei. Sei, sim. "Não se preocupe em entender, viver ultrapassa todo entendimento" (de novo Clarice). Vivemos, eu e meus amigos. Vivemos humores. Saboreamos. Sofremos. Gozamos. Morremos um dia de cada vez. Nossos olhos brilham de haver vestido azul com laços...

A menina que durante o dia desejou um vestido
está dormindo esquecida e isto é triste demais
porque ela falou comigo: "Acho que fica melhor com babado"
e riu meio sorriso, embaraçada por tamanha alegria.
Como é possível que a nós, mortais, se aumente o brilho nos olhos
porque o vestido é azul e tem um laço?

Um dos meus vestidos azuis com laço é feijoada. Penso logo na música do Chico e isso me lembra o começo do casamento dos meus pais. Era batata, lá vinha meu pai, meio dia, sem aviso nem nada, com um monte de gente convidada pro almoço (e minha mãe, que tinha acabado de chegar da escola, que se virasse, mas o melhor é que ela gostava, reclamava - e reclama - mas gostava). Depois, água na boca. Lembrança de cheiros, sabores, risos, conversa alta, cerveja gelada. Lembrança de farofa rica, tira-gosto, caldinho. Parece com casa da mãe. Parece com casa de amiga. Parece com comida feita com amor em distantes itálias. Parece com alegria.

Então, está por aqui aquela falada angústia. Ainda fecha a garganta e põe sal nos olhos. Decido o lógico, então: ir atrás do vestido azul, claro. Amanhã, será feijoada o almoço. Feita por mim, já começada antes deste post: feijão de molho, costela lavada e cortada, carninha, bacon, rabo, linguiça...tudo a postos. Será feijoada com cerveja gelada na cozinha quente, música alta na sala, pirão de feijão, arroz soltinho. Será feijoada com gosto de colo de mãe, companhia de irmãos, encontro com amigos. Será feijoada com gosto de livro preferido, filme antigo, andar de mãos dadas, soneca às dez da manhã, brisa de praia e lua cheia no sertão. Será feijoada com gosto de laço no vestido azul. Feijoada completa.

*Pra quem gosta de boa música e bom humor, além de belos olhos, aqui é o lugar certo.

6 comentários:

Hertenha Glauce disse...

Me convida!

Lica disse...

Bom, se vestido azul é gostoso, então tem gosto de vestido azul. Tá boa, ó, e nem tá pronta ainda...

Belos e Malvados disse...

Me convida! (2). Se bem que a esta altura só se for para lavar os pratos, né? Brincadeiras à parte, belo post. Fiquei pensando nos meus laços azuis...são tantos que deu preguiça de escolher, mas foi bom parar para pensar sobre eles. Obrigada.

Paulo disse...

Aí, que vontade de tá junto!!! Deve ter sido boa que só!!! Convida eu e a Hertenha, bicha ruim!!!!!

Borboletas nos Olhos disse...

Hertenha e Paulo...vocês sabem que são convidados honorários...seguem meus beijos sabor feijão pra vocês. Venham quando quiserem, a porta escancarada e tudo mais....

Lica, claro que vestido azul é delicioso...agora, cor de rosa kkkkk

Belos, você é convidadíssima! Venha ao Nordeste qualquer dia e minha casa é sua casa! Que bom que você gostou (não tenho vergonha de dizer que adoro comentários, adoro que gostem dos textos, adoro pao,rsrs)

Borboletas nos Olhos disse...

Rsrs, pao é papo, claro!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...