sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dei sorte...

Ai, que maravilha. Cheia de coisas pra fazer, fui assistir televisão, claro. E me deparei com as Olimpíadas de Inverno. Eu realmente amo olimpíadas, esportes, assisto nas "nossas" olimpíadas tudo e de tudo, até aquele joguinho de peteca (badminton). Mas, voltando à minha sorte, hoje foi a competição de dança sobre o gelo. Pra quem não sabe tem diferença entre a apresentação de duplas e a dança sobre o gelo. A dança não permite saltos, piruetas ou levantamentos sobre a cabeça. Enfim, hoje todos os casais tinham que dançar tango. Eita, me esbaldei (sei que o certo é esbaldei-me, mas fica pomposo e nada compatível com o que senti). Um compositor definiu o tango como "um pensamento triste que se pode dançar". O tango é uma dança de corpos entrelaçados em um semiduelo, onde dor e desejo se alternam, a sedução presente todo o tempo, promessas e promessas...O encontro tácito de dois mundos. Os sapatos roçam um no outro em uma síntese dos possíveis encontros e desencontros de uma relação amorosa. Inspirada pelas belas coreografias logo lembrei de dois filmes que me marcaram e que têm, ambos, lindas apresentações de tango. O primeiro é o óbvio Perfume de Mulher - óbvia lembrança, quero esclarecer, pela bela e envolvente performance de Al Pacino, ele realmente é o cara! O segundo, menos badalado, é um filme do Carlos Saura, ganhador do prêmio de melhor fotografia em Cannes (isso eu não sabia decorado, mas o google tá aqui pra isso). Esse filme é lindo: Tango (pode colocar na sua lista, Aninha, junto com a trilogia flamenca do mesmo diretor: Bodas de Sangue, Carmem e Amor Bruxo). É um filme sobre um triângulo amoroso, claro. E é muito mais que isso. É um filme esteticamente primoroso. E que coreografias! Fiquei na maior dúvida sobre qual delas postar pra ilustrar este post, encontrei vários trechos do filme no youtube, mas acabei escolhendo esta coreografia, não é a minha preferida, mas tem passos e música clássicos...


Eu não sei porquê o quadrinho do youtube tá teimando em ficar assim, fora de tempo, de jeito...

Um comentário:

Aline disse...

é impressionante como tu sabe escrever sobre tuuuuuuuuudo!! Ai, deu uma vontade de correr na Distrivideo. Mas vou voltar aqui pro meu trabalho. Quanto mais rápido acabar, mais rápido vou poder te visitar de verdade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...